Wellness Coaching - Saúde, Bem estar e Emagrecimento
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A ancoragem na programação neurolinguística é um termo usado para o processo pelo qual você aplica um gesto, toque ou som no pico de um estado emocional, em si mesmo ou em outra pessoa para que este estado emocional seja registrado em sua memória de forma que toda vez que o referido estado emocional ancorado precisar ser resgatado, ele pode então ser recuperado ou reativado reaplicando o mesmo gesto, toque ou som. É feita uma associação em nosso cérebro entre estímulo e emoção e você pode usar isso a seu favor toda vez que algum sentimento limitante ou desagradável surgir.

É um processo natural que geralmente já ocorre sem a nossa consciência, e pode ter impacto positivo, ou negativo. Por exemplo, você já ouviu uma música no rádio que de repente traz de volta memórias e sentimentos de eventos passados ​​e relacionamentos?

Essas emoções podem ser tantos agradáveis, como desconfortáveis. Da mesma forma que certos estímulos externos se associam a experiências passadas (lembrando assim a experiência passada), você pode associar deliberadamente um estímulo a uma experiência positiva específica. Uma vez que essa associação ocorreu, você pode desencadear a experiência quantas vezes forem necessárias, à vontade.

Isso nos mostra o poder incrível que temos de controlar nossos estados emocionais e é um recurso fantástico para praticar a inteligência emocional, além de nos tornar mais produtivos, dispostos e confiantes por entendermos que a nossa mente está sob nosso total controle.

Tal controle nos traz benefícios que vão além da auto eficácia e também tem impacto direto na nossa saúde porque faz um gerenciamento do estresse e controle na produção de hormônios estressores do nosso organismo, tais como adrenalina, cortisol, entre outros que são produzidos quando sustentamos por alguns instantes, minutos ou horas estados emocionais de medo, ansiedade, raiva, e etc.

Exercício:

1- Respire profundamente 3 vezes.

2- Traga à sua memória uma situação ou experiência que tenha te causado sentimentos fortes e positivos, que te recorde de algum momento que já tenha vivenciado o estado emocional desejado.

3- Perceba todos os detalhes da lembrança, reveja as cenas, o que sentia naquele momento? Como o seu corpo reagia? Quais eram as sensações? O que você via e ouvia? Veja todos os detalhes e sinta todos os detalhes em sua tela mental.

4- No auge do sentimento e sensações, aplique um estímulo, um gesto ou um som que servirá como um gatilho poderoso e positivo.

5- Repita essa técnica algumas vezes até que a associação seja feita e se torne uma nova informação fortalecedora registrada em seu cérebro.

6- Por último, passe por aqui novamente e deixe seu comentário, compartilhando comigo a sua experiência e por que valeu a pena aprender essa dica hoje 😉

#vamosjuntos

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