Desenvolvimento Profissional
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Embora as habilidades tecnicas mostrem sua experiência e competência em habilidades específicas, as habilidades sociais indicam sua capacidade de trabalhar com outras pessoas, interagir, ouvir e crescer dentro de uma empresa. Habilidades pessoais ajudam a construir bons relacionamentos e resolver problemas. Listar as suas soft skills em seu currículo e principalmente, demonstrá-las em uma entrevista pode aumentar a sua chance de conseguir esse emprego e abre portas para novas oportunidades e perspectivas de crescimento.

Neste artigo cito alguns dos principais motivos pelos quais as habilidades sociais são importantes e como elas podem fortalecer sua candidatura a um emprego e a sua carreira em andamento.

Habilidades sociais são importantes apenas para certas áreas?

Algumas profissões, como atendimento ao cliente, são focadas nesse tipo de habilidade, mas todos nós devemos usar as soft skills independentemente de nosso trabalho ou atuação. Sempre que você interage com um colega de trabalho ou cliente, você tem a oportunidade de usar habilidades pessoais para tornar seu trabalho mais fácil, melhor ou mais eficiente. Administrar o tempo, adaptar-se a novas situações e trabalhar bem sob pressão são habilidades sociais que se transferem para qualquer ambiente de trabalho e até na vida pessoal, em qualquer nível de experiência.

“As habilidades pessoais demonstram que você entende as diferentes características que o ajudarão a ter sucesso dentro de uma organização ou numa posição específica.”

Ao contratar alguém, a maioria das empresas busca sinais de que o candidato permanecerá na empresa por muito tempo. Se um funcionário mostra que tem a capacidade de crescer nessa empresa, esse empregador não terá que gastar mais recursos contratando um substituto. Habilidades básicas como resolução de conflitos, comprometimento e motivação podem torná-lo um ativo de longo prazo para os empregadores. Sua atitude em relação ao trabalho é um dos indicadores mais importantes de comprometimento em longo prazo no emprego, e os empregadores podem usar esse critério para decidir entre dois candidatos semelhantes.

O seu trabalho em equipe será avaliado. Se você estiver se candidatando a uma posição pra fazer parte de uma equipe, o responsável pela contratação julgará sua capacidade em parte, com base em quão bem você se enquadra em uma dinâmica de grupo. Os recrutadores te colocam em situações que possam observar essas habilidades sociais e usam essas informações como uma forma de medir seu trabalho em equipe e habilidades de comunicação. Independentemente de quão excelentes sejam suas habilidades técnicas, você precisa trabalhar em equipe para usá-las com eficácia. Será bastante relevante observar sua capacidade de flexibilidade e escuta ativa.

Qualidade de Networking

Os empregadores contam com pessoas que possuem uma rede profissional forte para ajudá-los a fazer conexões de negócios, fornecer desenvolvimento profissional e até mesmo tomar decisões que impactem diretamente nos resultados e crescimento da empresa. Se você puder recomendar serviços úteis devido à sua boa rede de contatos, seu empregador provavelmente valorizará ainda mais suas opiniões e ideias.

Garanta um trabalho organizado

Atenção aos detalhes, gerenciamento de tempo e capacidade de delegar, são habilidades que determinam o quão organizado você é no trabalho. A organização ajudará a provar que você é um recurso confiável que não só pode fazer bem o seu trabalho, mas também é uma pessoa ágil. A organização combinada com outras habilidades sociais, como comunicação, ajuda a construir confiança entre sua equipe porque eles sabem que podem confiar em você para ajudá-los a encontrar as informações que precisam.

Iniciativa e Criatividade

Ter uma atitude positiva e ser criativo mostra que você tem a iniciativa de pensar em novos projetos ou em novas maneiras de resolver problemas. As habilidades pessoais também ajudam a seguir suas ideias, usando a motivação para transformar ideias em projetos reais.

Capacidade de Liderança

Mostre que você tem capacidades de liderança, enfatizando as suas habilidades pessoais em seu currículo. Concentrar-se num bom desenvolvimento de suas habilidades pessoais mostra que você pensa em como seus hábitos e atitudes impactam os outros no local de trabalho, uma parte essencial de uma boa liderança. Pessoas com fortes habilidades sociais podem analisar que tipo de estratégias de liderança sua equipe precisa para ter sucesso e implementar estratégias diferentes para cada configuração.

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